ChatBot
Robô de Atendimento
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O fluxo é uma forma simplificada e intuitiva de contrução o seu Bot de Atendimento. Nessa seção é possível criar quantos fluxos forem necessários para um melhor funcionamento do seu atendimento.
Para acessar basta clicar no ícone de ChatBot no menu lateral do seu painel.
Você verá a seguinte tela:
Clique em Adcionar no canto superior da tela.
Assim que selecionar esse botão, um pop up se abrirá para que você preencha as informações. Veja o exemplo:
Conheça os campos de preenchimento:
Nome
Insira um nome para identificar esse fluxo de atendimento.
Número para Teste
Deixe limpo para que a Auto Resposta funcione. Caso contrário, irá funcionar somente para o número informado aqui.
Além disso, é importante marcar a caixinha de Ativo. Para finalizar, clique em Salvar e pronto!
Na parte inferior do painel de ChatBot, você poderá visualizar informações como: Nome, Status e Celular Teste.
Logo ao lado você verá os seguintes botões:
Aqui você pode editar as mesmas informações do pop up de cadastro.
A função de duplicar o fluxo pode auxiliar no desenvolvimento de um bot similar.
Aqui é onde você irá desenvolver o fluxo do atendimento. Veja o tutorial no próximo tópico.
Exclua o fluxo de atendimento.
No canto superior direito você verá as seguintes opções:
Excluir - Essa opção estará desabilitada para o bloco Início. Recomendamos que não exclua as configurações para que o Bot de Atendimento funcione normalmente. Para excluir outros blocos basta clicar no desejado e em seguida no símbolo de excluir.
Expandir - Essa opção serve para ganhar mais área útil, facilitando a configuração do seu fluxo de atendimento.
Essa etapa representa o contato inicial do atendimento.
Caso seja o primeiro contato do cliente, o sistema salvará automaticamente na agenda as informações do cliente;
O Bot irá interagir nos atendimentos iniciados pelos clientes;
O Bot irá parar de interagir caso o atendimento seja assumido por um usuário.
O primeiro passo então será definir as Configurações desse fluxo. Para isso clique no bloco correspondente.
Ao clicar, a lateral do seu painel de edição do fluxo ficará assim:
Conheça os campos de preenchimento:
Mensagem de saudação (Fila/Usuário)
Quando o bot direcionar o atendimento para uma fila ou usuário, essa mensagem será enviada. Nesse caso você pode incluir emoji na mensagem.
Se nenhuma resposta esperada for enviada
Essa exceção será aplicada caso a resposta enviada pelo cliente não corresponda aos valores esperados conforme condições da etapa. Nesse caso você pode incluir emoji na mensagem.
Ausência de resposta
Após o tempo determinado (minutos), se o cliente não responder, o bot realizará o encaminhamento para uma Fila, Usuário ou encerrará o atendimento.
Máximo de Tentativas do Bot
Uma vez excedido o número máximo de retentativas de pergunta/resposta, caso o cliente não envie uma respota válida, o bot irá realizar o encaminhamento para uma Fila, Usuário ou encerrará o atendimento.
Auto Distribuir Atendimento
Nessa opção você tem duas alternativas: Não, permanecendo desativada a opção; ou Aleatória, onde definirá um Usuário de forma aleatória para os usuários da fila.
Encerrar Atendimento
Caso o cliente digite algumas das informações esperadas, o atendimento será encerrado. Para cadastrar a palavra que será o gatilho para encerrar o atendimento, basta digitá-la e apertar Enter.
Mensagem de Encerramento (Fila/Usuário)
Quando o bot terminar o atendimento, seja para uma Fila ou um Usuário, essa mensagem será enviada. Nesse caso você pode incluir emoji na mensagem.
Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar.
Para editar a mensagem de inicial do bot de atendimento, clique no bloco Boas Vindas.
Ao clicar, a lateral do seu painel de edição do fluxo ficará assim:
Na etapa de Interações você pode adicionar mensagens de texto ou algum arquivo. No exemplo a seguir vamos clicar no botão de mensagem e digitar a mensagem desajada.
Aqui você pode inserir um emoji ou uma variável, basta clicar no botão correspondente. Veja o exemplo abaixo.
Para adicionar uma mídia, basta clicar no botão de arquivo e fazer upload no fluxo.
Você também pode mudar a ordem das ações através das setas, ou excluir no "x".
Ao clicar na etapa de Condições, será preciso selecionar o botão de Nova Condição sempre que quiser uma variável. Assim que selecionar, parecerá um campo para inserir a variável desejada.
No campo Se, selecione uma entre as opções:
Qualquer Resposta - Independentemente do que o cliente responder, ele será direcionado para uma outra Etapa do fluxo, Fila de atendimento ou Usuário selecionado.
Respostas - Digite o valor necessário para realizar o mesmo direcionamento e aperte Enter. Esse caso é mais eficaz quando se é apresentado um menu de atendimento ou uma tabela de serviços/produtos.
Assim como em Interações, você pode incluir mais de uma condição, movendo a ordem ou excluindo-as. Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar.
A qualquer momento você pode clicar no botão + Nova Etapa. Isso permite que uma nova etapa seja criada a cada clique dado, surgindo assim um novo bloco no seu painel de edição do fluxo:
Clique no bloco para abrir o painel de edição na lateral da sua tela. Assim como no bloco de Boas Vindas, você pode inserir quantas Interações e Condições desejar.
O mais importante aqui é renomear a nova etapa para facilitar o processo de construção do seu fluxo. Assim você saberá quais fases do atendimento já foram criadas.
Lembre-se que para que uma Nova Etapa seja apresentada ao cliente no atendimento, ela deve estar vinculada as Condições da etapa anterior. Veja o exemplo.
Para gravar as alterações, clique no botão Salvar.
Ao clicar no botão você verá a seguinte tela: